Ao destacar as boas perspectivas e previsões de aumento da movimentação aérea regional no setor de turismo para a alta temporada de verão em Santa Catarina, o deputado Leonel Pavan (PSDB) voltou a cobrar a liberação imediata de recursos do governo federal para as obras de ampliação do aeroporto internacional de Navegantes.
Segundo Pavan, a necessidade de melhoria continua sendo o grande gargalo do setor aéreo turístico regional nestes últimos 20 anos, apesar do aumento da oferta de voos e da movimentação de passageiros no aeroporto. “Os especialistas na área já analisaram que o este aeroporto possui um potencial gigante. O terminal está localizado numa área nobre do estado e precisa receber investimentos para acompanhar o ritmo de crescimento da nossa região.”
O deputado observou e comparou ainda que os novos investimentos de melhoria após a privatização do aeroporto internacional Hercilio Luz, de Florianópolis, já influencia no aumento da movimentação. “A previsão é a de que em janeiro, o aeroporto de Florianópolis irá receber, por dia, nove voos da Argentina e três voos de Santiago, capital do Chile.
Do Uruguai, serão cinco viagens por semana. Em Navegantes, serão mais três voos semanais na rota para Buenos Aires, além dos três que já começaram a operar na última temporada. E o novo trajeto Navegantes-Foz do Iguaçu vai ser iniciado neste verão com três viagens por semana, por isso, a necessidade de agilizar a ampliação.”
Cobrança regional
Apesar disso, mesmo tendo sido prometido e anunciado por duas vezes do ano passado para cá, por parte da Infraero e fontes do governo federal, ainda não foi concretizada a efetiva liberação de recursos para ampliação do aeroporto de Navegantes, acrescentou Pavan.
O parlamentar informou ainda que agora surgiu uma nova promessa por parte do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, de que o aeroporto de Navegantes, finalmente, deverá receber um repasse no valor de R$ 80 milhões até o final desde ano para melhorias para o terminal de passageiros.
“As perspectivas são novamente positivas, mas é preciso que todo o trade turístico e as lideranças políticas regionais se mantenham unidos, em alerta e continuem a cobrança por estes novos e importantes investimentos. De nossa parte, tanto como parlamentar ou cidadão, continuaremos, da mesma forma, cobrando e fiscalizando em prol do turismo regional e estadual”, afirmou.
Municípios carentes
Após a apresentação do Relatório de Gestão Institucional (RGI) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), referente ao ano de 2017, realizada na tarde desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa, por parte do procurador-geral de Justiça, Sandro José Neis, o deputado Leonel Pavan destacou o conteúdo do trabalho e manifestou sua preocupação com os pequenos municípios carentes de recursos do Estado. Anunciou que irá iniciar estudos para a viabilidade de apresentar projeto de lei que permita destinar 10% do valor das emendas impositivas ao orçamento estadual, a que os deputados têm direito, diretamente aos municípios mais carentes a serem apurados mediante pesquisa anua